quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Torneio dia 26-11-2010



Release do 1º TORNEIO DE DODGEBALL da E.M.E.F. Prof. Anísio Teixeira

Será realizado na próxima sexta-feira, 26 de novembro, no turno da manhã o 1º Torneio de Dodgeball da Escola Municipal Prof. Anísio Teixeira, envolvendo todas as turmas do último ano do segundo ciclo da manhã.

Idealizada pelo professor de educação física Cassiano Noimann Leal (CREF/RS 002576-G), a atividade de iniciação esportiva nesta modalidade começou em outubro deste ano com a apresentação do filme “Com a Bola Toda”, de 2004, cujo título original é Dodgeball: A True Underdog Story. Posteriormente à apresentação, e pelo grande interesse manifestado pelos alunos, nas aulas de educação física foram sendo desenvolvidas as noções e regras deste novo esporte que é bem popular em jogos de videogame e computador e possui uma Federação Internacional relativamente nova, criada em 1996.

O torneio a ser realizado seguirá as regras da Federação Internacional de Dodgeball, onde cada equipe possui 6 jogadores titulares e até 4 suplentes. O objetivo do jogo é eliminar todos os jogadores adversários, fazendo com que eles fiquem"OUT" (fora). Isso pode ser feito:

1. Acertando um jogador adversário com uma bola viva jogada abaixo dos ombros.

2. Apanhando uma bola lançada do seu adversário antes que ela toque o chão.

Definição: BOLA VIVA: A bola que foi lançada e não toca nada, inclusive o piso, outra bola, outro jogador, funcionário ou outro item fora do campo de jogo (parede, teto, etc).

Para o professor Cassiano, o principal benefício deste jogo está na regra chamada “código de honra”, onde os participantes precisam compreender, valorizar e respeitar as regras. Por exemplo: se um aluno é tocado pela bola arremessada do adversário, ele levanta o braço e sai lateralmente da quadra de jogo sem necessidade de intervenção do árbitro. Isso fortalece na formação da personalidade, excluindo-se o famoso “jeitinho brasileiro”, a malandragem de buscar levar vantagem sempre, como percebemos em outras modalidades esportivas.

Será uma atividade diferenciada, desenvolvida no sistema de eliminatória simples, onde todas as equipes receberão medalhas alusivas ao evento.

Podemos dizer ainda que também será uma atividade histórica, pois não encontramos registro de atividades desta modalidade no Brasil seguindo as regras da Federação Internacional, com a única adaptação de utilizarmos bolas de vôlei em vez das bolas vendidas pela Federação, com sede nos Estados Unidos.



Prof. Cassiano Noimann Leal,


Professor de Educação Física CREF/RS 002576-G
Especialista em Psicopedagogia,
MBA em Gestão Administrativa e Marketing,
Mestre em Educação h.c.,
Professor das redes públicas de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre,
Tutor Acadêmico da Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB, desde 2002 (www.esab.edu.br),
E-mail: cnleal@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário